Como melhorar o entendimento de fala com uso de máscara?


Compreender o que as pessoas falam costuma ser difícil para quem tem perda auditiva e quando o interlocutor está usando máscaras faciais, pode ser ainda mais desafiador. Além de deixar a fala mais baixa (a queda pode ultrapassar os 20 dB), a máscara altera o som, atrapalha a interpretação de expressões faciais e a leitura labial.


O uso de máscaras faciais é algo recente e temporário para a população, que está tendo que usar para se proteger da pandemia de Covid-19. Porém em alguns locais, a proteção faz parte da vestimenta, como em hospitais e clínicas.


Quem usa aparelho auditivo tem algumas alternativas para deixar a comunicação mais fluida. Um microfone remoto que, quando pareado com os aparelhos auditivos, pode ser extremamente útil. O fonoaudiólogo responsável pela reabilitação auditiva pode realizar programações específicas nos dispositivos para tentar compensar a atenuação das máscaras, além de elaborar e discutir estratégias de comunicação com o usuário e seus familiares.


É sempre importante lembrar que em caso de qualquer dificuldade para ouvir, procure um médico otorrinolaringologista. E, se após o diagnóstico for recomendado o uso de aparelhos auditivos, visite uma das lojas Ouvirtec em Minas Gerais. A Ouvirtec é revendedora exclusiva Widex, marca de qualidade super premium. Além de três unidades em Belo Horizonte, a Ouvirtec está presente também em Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Pará de Minas, Uberlândia, e em breve, Ipatinga. Além de mais de 40 pontos de representação em Minas Gerais.


A Mônica Ferreira, Gerente de Produtos da WSAudiology falou sobre isso no g1. Confira a matéria completa: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/especial-publicitario/ouvirtec/grupo-hgc-saude/noticia/2021/10/02/como-faco-para-melhorar-meu-entendimento-de-fala-com-uso-de-mascara.ghtml