Acostumar-se com o aparelho auditivo nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem já apresenta problemas auditivos há bastante tempo. Isso acontece porque a capacidade do cérebro para assimilar os sons vai ficando menor e adaptar-se à prótese pode precisar de um pouquinho de paciência.
Mesmo que o início não seja tão fácil, vale a pena insistir porque a sua qualidade de vida vai melhorar muito.
Confira estas dicas para fazer com o que o processo de adaptação ao aparelho auditivo seja mais fácil
1- Use o aparelho o máximo que puder
Não tem muito segredo, para acostumar-se ao aparelho, o caminho é usar. No início, é comum sentir um pouco de incômodo, dor de cabeça, mas quanto mais você usar, mais rápido, esse desconforto vai embora.
O ideal é usar o dispositivo, no mínimo, 8 horas diárias para que você consiga habituar-se aos sons. É importante lembrar que esse processo tem que ser com o usuário acordado, então nada de dormir com o aparelho.
2- Escolha um familiar/amigo para treinar a comunicação
Para acostumar-se com a própria voz e com o timbre do outro, é bom treinar com a mesma pessoa sempre. Então escolha sem muito barulho e sente-se de frente para a pessoa para facilitar a compreensão.
Depois de um tempo, vá adicionando novos interlocutores na conversa.
3- Explore vários ambientes e situações
O próximo passo é começar a frequentar locais com mais ruídos, como restaurantes e academias. O usuário precisa desafiar o cérebro para que se acostume a novas situações.
Mesmo em casa, assista a mais televisão, filmes e não desista caso tenha alguma dificuldade. Você está passando por uma fase de adaptação e precisa de um tempo para se acostumar.
Uma dica é adquirir aparelhos e acessórios que se conectam diretamente ao seu aparelho televisivo.
4- Converse com seu fonoaudiólogo
O profissional mais preparado para ajudar nessa adaptação é o fonoaudiólogo. É muito importante que você tenha um relacionamento aberto com ele, compartilhe suas necessidades e dificuldades.
A partir do seu relato e alguns testes que ele vai poder avaliar a necessidade de fazer algum ajuste no aparelho.
5- Faça o Treinamento Auditivo
Essa terapia fonoaudiológica é direcionada para reabilitar as funções auditivas
São exercícios específicos para estimular as habilidades auditivas, utilizando a neuroplasticidade do cérebro para melhorar o processamento auditivo e a capacidade de compreensão dos sons, especialmente em situações de maior complexidade, como uma conversa em ambiente ruidoso.
6- Tenha calma
A maioria das pessoas vai levar um tempo para se adaptar à nova rotina, por isso estabeleça metas e vá, aos poucos, tentando atingi-las.
O cérebro leva de três a seis meses para se adaptar e reagir aos estímulos sonoros com naturalidade. Sendo assim, não espere uma adaptação total antes desse período.
Acostumar-se com o aparelho auditivo pode demorar um pouquinho, mas os resultados são muito maiores que as dificuldades iniciais. Então, siga essas dicas e deixe o processo mais rápido e fácil.
Você ou algum familiar possui alguma dificuldade auditiva? Visite uma das 7 lojas da Ouvirtec em Minas Gerais ou converse com um dos nossos 40 representantes no estado. Se preferir, mande a sua dúvida para o nosso whatsapp.
Comentarios