Audiometria

O que é Audiometria?

Também conhecido como Teste de Audiometria, o Exame de Audiometria tem como objetivo avaliar a possibilidade de perda auditiva em pacientes de diversas idades. Ele é dividido em duas etapas, a tonal e a vocal.

Como é feita a Audiometria?

O teste é feito em uma cabine com isolamento acústico, onde o paciente entra e fica sentado. O fonoaudiólogo, que é o profissional que faz o exame, fica do lado de fora e reproduz sons em diferentes frequências. O paciente deve sinalizar com a mão quando consegue ouvir algum tom. Essa é a chamada audiometria tonal.

 

Já na audiometria vocal é avaliada a capacidade do paciente de compreender a fala humana. É um exame complementar à audiometria tonal, e deve ser realizado em conjunto.

 

A audiometria é um teste indolor que não precisa de nenhum tipo de preparo, porém é recomendado evitar lugares muito barulhentos (como shows e festas) no dia anterior ao exame.

 

O resultado da audiometria permite que o profissional avalie o tipo de perda auditiva, de deficiência e se há ou não a necessidade de realizar medidas de correção. Outros testes também podem ser feitos para confirmar a perda auditiva.