reabilitação auditiva.jpeg

A importância da reabilitação auditiva

No Brasil, 2,3 milhões de brasileiros acima dos 2 anos de idade sofrem com perda auditiva.  E ter acesso a um processo de reabilitação auditiva eficiente é fundamental para que essas pessoas tenham uma vida pessoal e profissional de qualidade.

 

O que é e qual o objetivo da reabilitação auditiva?

 

Quando a pessoa possui sinais de perda auditiva, é fundamental que seja submetida a exames para diagnosticar o problema. A partir desse diagnóstico, é executado um planejamento de reabilitação que pode envolver tratamentos diversos.

 

Em alguns casos, o profissional pode recomendar medicamentos, terapias complementares, ou uso de dispositivos auditivos.

 

Como funciona a reabilitação auditiva?

 

A reabilitação é indicada para a maioria das pessoas que têm algum grau de perda auditiva, ela é individual e personalizada.

 

Por exemplo, uma pessoa que teve muito  tempo de privação sensorial, ou seja, a duração da perda auditiva não tratada, pode ter mais dificuldades no processo. Além disso, cada indivíduo tem um tempo de aprendizagem diferente, existem pessoas que pegam novas informações mais rápido que outras.

 

O fator idade também influencia muito, quanto mais novo é o paciente, mais fácil de se aprender novas funções.

 

Escolher um profissional capacitado é fundamental para que o processo de reabilitação auditiva tenha um bom resultado, porém o paciente também tem que contribuir para esse sucesso. O  prazo de reabilitação depende da aderência ao tratamento. É necessário o uso contínuo do dispositivo auditivo de no mínimo 8 horas por dia, assim como revisões periódicas com o profissional fonoaudiólogo para regulagens e orientações. Fazer o treinamento auditivo, que são exercícios específicos para estimular as habilidades auditivas,  também vai ajudar muito.

 

É importante deixar claro que ao usar um dispositivo auditivo, uma nova realidade auditiva vai ser apresentada para a pessoa e leva tempo para se adaptar. (https://www.ouvirtec.com.br/post/como-se-adaptar-ao-aparelho-auditivo-mais-rapidamente)

 

A Ouvirtec possui uma equipe experiente de mais de 100 pessoas preparadas para ajudar você nesse processo. Faça uma visita a uma das nossas lojas ou envie uma mensagem para o nosso whatsapp