ZUMBIDO.jpeg

Zumbido: o que pode causar e o que fazer

O Zumbido ou Tinnitus é caracterizado por um som percebido nos ouvidos ou na cabeça sem que esse som tenha sido gerado por uma fonte externa. Ele pode parecer com um apito, chiado, grilo, cachoeira, panela de pressão, dentre outros.Em alguns casos mais raros, a pessoa pode ouvir o barulho do coração batendo no ouvido, ter a sensação de asa de borboleta no ouvido, cliques ou estalos.

 

Ele pode gerar um incômodo em quem o percebe, sendo frequente ou acontecendo esporadicamente. Geralmente é um som percebido mais à noite, em ambientes silenciosos, mas algumas pessoas o sentem também durante todo o dia.

 

O zumbido é um sintoma e não uma doença, podendo ter apenas uma causa ou várias causas para a mesma sensação do som. Nem todas as pessoas sentem desconforto, mas é sempre importante buscar avaliação especializada para entender qual a causa em cada caso.

 

É um sintoma comum, que pode ocorrer em todas as faixas etárias, e estima-se que 1 em cada 4 ou 5 pessoas sintam o zumbido.

 

O que causa o zumbido?

Excesso de cera, infecções e lesões auditivas são algumas das causas possíveis. No entanto, muitos outros fatores que, aparentemente, não têm relação com o sistema auditivo podem provocar o zumbido. Problemas musculares, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções na mandíbula e consumo excessivo de algumas substâncias são alguns deles.

Cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva, mesmo que a perda seja leve.

 

Como tratar o zumbido?

Como na maior parte dos casos o zumbido tem ligação com a perda auditiva, o uso de aparelho auditivo (linkar com o quanto custa um aparelho) na maioria das vezes é suficiente para reduzir e melhorar o sintoma.

 

Nos outros casos, é preciso identificar a causa, sendo de extrema importância a avaliação por profissionais especialistas em zumbido. Não sendo possível a detecção da causa, a orientação é identificar os elementos que iniciam ou pioram o incômodo. Álcool, sal, doces, cafeína e nicotina são os mais comuns.

Quando nenhum elemento disparador é localizado, alguns remédios podem ajudar. Eles devem ser prescritos e ter seu uso acompanhado por um médico.

 

A Ouvirtec conta com um Programa de Acompanhamento diferenciado ao paciente com zumbido, que tem como objetivos:

  • Reduzir percepção e/ou incômodo com o zumbido (e risco piora*)

  • Aumentar controle do paciente sobre o zumbido

  • Melhorar capacidade de se concentrar mesmo com o zumbido

  • Melhorar capacidade de pegar no sono

  • Ouvir fala e conversação de forma mais clara

  • Redução de ansiedade e nível de estresse e melhorar habilidade de relaxar

  • Melhora da qualidade de vida, no geral

 

O Programa conta com 4 componentes onde o paciente é avaliado individualmente e orientado quanto às estratégias importantes para o seu caso.

 

Independente do tipo ou frequência do zumbido, é muito importante que a pessoa procure ajuda profissional.

 

Você ou algum familiar possui alguma dificuldade auditiva ? Visite uma das 7 lojas da Ouvirtec (https://www.ouvirtec.com.br/) em Minas Gerais ou converse com um dos nossos 40 representantes no estado. Se preferir, mande a sua dúvida para o nosso whatsapp. (https://api.whatsapp.com/send?phone=5531999523707&text=Ol%C3%A1%2C%20estive%20no%20site%20da%20Ouvirtec%20e%20gostaria%20de%20ser%20atendido.)