Qual o melhor fone de ouvido?

Os fones de ouvido estão cada vez mais presentes na nossa rotina, seja para ouvir música, filmes ou participar de reuniões. O problema é que o uso excessivo deles pode trazer muitos prejuízos, principalmente porque a perda auditiva causada pela exposição a sons altos é irreversível.



Como usar fones de ouvido de forma segura

  • Não aumente muito o volume

O ideal é não utilizar o fone de ouvido com volume alto, ele não pode passar de 60% da potência do equipamento. Um teste para saber se está no volume adequado é ver se a pessoa que está ao seu lado está escutando o que você está ouvindo.


  • Evite ambientes barulhentos

Em locais com muito ruídos, como no ônibus, por exemplo, a pessoa acaba extrapolando a intensidade segura para sua audição para tentar compensar o som externo.


  • Use o fone de ouvido no máximo 4 horas por dia

Faça intervalos regulares durante esse período e não use o acessório somente de um lado, porque a tendência é aumentar o volume para compensar o outro que não está escutando.

  • Prefira os headphones

Nesse tipo de fone a saída do som do fone fica mais distantes da membrana timpânica, algumas ondas sonoras se dissipam, tornando os sons mais suaves. Os auriculares, que são os mais comuns, se encaixam próximo à entrada do canal auditivo e não possuem vedação à sua volta. São mais recomendados para práticas esportivas rápidas.



Com 30 anos de mercado, a Ouvirtec é especialista em soluções auditivas. Além de três unidades em Belo Horizonte, a Ouvirtec está presente também em Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Pará de Minas, Uberlândia, e em breve, Ipatinga. Além de mais de 40 pontos de representação em Minas Gerais. Conheça em ouvirtec.com.br.


A Cristiane Lage Bragança, fonoaudióloga e coordenadora do setor de fonoaudiologia falou sobre o tema no g1. Confira a matéria completa: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/especial-publicitario/ouvirtec/grupo-hgc-saude/noticia/2021/10/02/como-faco-para-melhorar-meu-entendimento-de-fala-com-uso-de-mascara.ghtml