Quanto tempo dura um aparelho auditivo?

A resposta é...depende.




A durabilidade dos aparelhos auditivos varia, mas com alguns cuidados, você pode fazer com que sua prótese auditiva tenha uma vida útil maior.


6 dicas para que seu aparelho auditivo dure mais

1- Guarde os aparelhos auditivos em local apropriado.

Não são raros os casos de incidentes com próteses auditivas. Portanto, quando não estiver usando, guarde seus aparelhos em local seguro, seco e fora do alcance de animais e de crianças.

2- Tire as pilhas

Caso precise ficar muito tempo sem utilizar o aparelho, guarde-o sem a pilha. Elas podem vazar e danificar seu aparelho auditivo.

3- Cuidado com a água

Vários aparelhos auditivos possuem resistência à água, mas isso não significa que todos sejam à prova de água. O nível de resistência é definido pelo Índice de Proteção (IP), quanto maior o grau, mais resistente a líquidos, será a prótese.

Por isso, quando for comprar seu aparelho fale das suas necessidades ao fonoaudiólogo. Por exemplo, se você nadar com o aparelho vai ser muito importante adquirir um com Índice de Proteção (IP) com grau superior a 7.

4- Use o desumidificador

O desumidificador elétrico ou de sílica retira a umidade e evita a oxidação dos componentes eletrônicos,

o que ajuda a prolongar a vida útil dos aparelhos auditivos.

5 - Faça as manutenções técnicas apenas com equipe especializada

As manutenções preventivas, como a limpeza dos componentes, podem contribuir para que seu aparelho dure mais. Em caso de problemas, não tente realizar reparos em casa, procure a assistência especializada.

A Ouvirtec possui assistência técnica própria e a maioria dos reparos são feitos na própria loja, ou seja, muito mais comodidade e rapidez para você.

6- Consulte sempre seu fonoaudiólogo

Esta talvez seja a dica mais importante. Os aparelhos auditivos possuem características próprias de limpeza e conservação, então, mesmo que você já tenha utilizado alguma prótese, consulte seu fonoaudiólogo para saber os cuidados que você deve ter com o modelo específico.


Quer saber mais sobre aparelhos auditivos? Visite uma das 7 lojas da Ouvirtec em Minas Gerais ou converse com um dos nossos 40 representantes no estado. Se preferir, mande a sua dúvida sobre tecnologia auditiva para o nosso whatsapp.